Dormir mal pode afetar seu peso?

[ad_1]

Bom dia!!! Tudo bem?

Dormir mal pode afetar seu peso? Sim!

Pedi ao doutor Filippo Pedrinola falar um pouco sobre o assunto.

 

__________________________________

dormir bem

Dormir bem é tão importante para o bem-estar quanto comer de forma equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e administrar o estresse. Nossas avós já diziam que era importante dormir bem para poder crescer e ter boa disposição. Elas sempre tiveram razão, pois a ciência já demonstrou há um bom tempo que a liberação do hormônio de crescimento (GH) é maior durante o período do sono, contribuindo para não só para o crescimento como também para o bom desenvolvimento dos ossos e músculos.

Será que dormir poucas horas ou ter uma má qualidade do sono pode dificultar sua perda de peso e até fazer com que você engorde? Pesquisas realizadas nos últimos anos indicam que sim, e identificaram dois hormônios que estão envolvidos diretamente nesse processo: Leptina e Grelina.

A Leptina, que é produzida principalmente pelo tecido gorduroso, regula o seu apetite enviando sinal ao cérebro que significam que você já comeu o suficiente e seu estômago está cheio. Quando você dorme pouco, seus níveis de Leptina podem diminuir favorecendo o aumento da necessidade de comer.

Já a Grelina, conhecida como hormônio do jejum, é produzido por células especificas do estômago e estimula o seu apetite. A falta de sono costuma aumentar seus níveis e aumentam a fome. Esse hormônio é tão importante que atualmente existe uma técnica de cirurgia bariátrica no qual é retirada a parte do estomago onde estão essas células que produzem grelina.

É claro que existem muitos outros fatores que podem contribuir com o aumento do peso, incluindo má alimentação, falta de exercícios físicos e certas condições médicas. Procure fazer a última refeição do dia pelo menos duas horas antes de dormir para que o processo digestivo não atrapalhe seu sono; a prática de exercícios físicos regulares leva a liberação de mensageiros químicos conhecidos como endorfinas, que trazem sensação de bem-estar e melhoram o padrão de sono.

Enfim, a privação crônica do sono parece realmente ter papel importante no sentido de dificultar a perda de peso e também manter o peso ideal. Levando em conta que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de varias doenças, incluindo a apnéia obstrutiva do sono, é importante que você considere se está dormindo bem e que o sono é fator determinante para ter boa saúde.

 

Filippo Pedrinola é Doutor em endocrinologia pela faculdade de medicina da USP.

Membro da sociedade Brasileira de endocrinologia ( SBEM), da associação brasileira de obesidade ( ABESO) e da endocrine Society-EUA.

Certificado em medicina mente-corpo pela Harvard Medical School

Body, mind institute; Certificado pela stress managenment association ( ISMA); autor do livro “Um convite a saúde” publicado pela editora Abril em 2011 e diretor médico do SPA Cidade Jardim e do SPASISSIMO no Casa Grande Hotel, no Guaruja

contato: filippo@endocrinologista.com.br

telefone: 11- 30780124

__________________________________

 

E aí, gostaram??

Bom final de semana!

Beijos

Sharevar hupso_services_c=new Array("twitter","facebook_like","facebook_send","google");var hupso_counters_lang = "pt_BR";var hupso_url_c="";var hupso_title_c="Dormir mal pode afetar seu peso?";http://static.hupso.com/share/js/counters.js
Print Friendly
  

[ad_2]
Fonte: Tips 4 Life | www.tips4life.com.br

Deixe seu Comentário