Mitos e verdades

[ad_1]

Oiee, tudo bem?

O post de hoje é sobre os mitos e verdades sobre a barriga. Tenho certeza que muitos de vocês vão se identificar.. O texto foi escrito pelo médico Filippo Pedrinola. :)

_____________________________________________________

Mitos e verdades da barriga

                                                                                                 Captura de Tela 2014-07-03 às 13.46.14

1)         O jejum é uma maneira eficaz para ficar com a barriga negativa? Mito ou verdade? Por que?

Mito

O jejum por um longo período de tempo estimula o organismo a reservar energia, ou seja, desacelera o metabolismo e diminui assim a queima de gordura.
Pode ainda utilizar a massa magra como fonte energética, promovendo o catabolismo (perda) muscular e aumentando o acúmulo de gordura corporal.

 

2)         A alimentação pobre em açúcares, frituras e doces ajuda ter uma barriga sequinha? Mito ou verdade? Por que?

Verdade

Alimentos como açúcares, frituras e doces em geral são bastante calóricos e muitas vezes responsáveis pelo sobrepeso e acúmulo de gordura na região abdominal.
Ter uma alimentação balanceada rica em hortaliças, carboidratos integrais, proteínas magras e pobre em açúcares e frituras, vai garantir o equilíbrio e proporcionar um estilo de vida saudável e ajuda sim a ter uma barriga sequinha.

 

3)         Alimentos glúten e lactose free ajudam a desinchar e ter uma barriga sequinha? Mito ou verdade? Por que?

Mito
Alimentos sem glúten e sem lactose são ótimas opções para pessoas intolerantes a tais nutrientes porém, não necessariamente a sua retirada do plano alimentar de não-intolerantes ajudará na perda de peso, retenção hídrica ou diminuição da gordura abdominal.

 

4)         Cerveja dá barriga? Mito ou verdade? Por que?

Parcialmente Verdade

Alguns fatores relacionados com consumo de cerveja, ou outras bebidas alcoólicas, podem ser responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal.

– As bebidas alcoólicas são bastante calóricas, representando em média 7cal por grama (3 a mais do que o açúcar) e o consumo de cerveja, muitas vezes vem acompanhado de petiscos bastante calóricos. Exagerar nessa combinação pode exceder as necessidades diárias recomendadas.

– A cerveja quando consumida em excesso pode levar ao acúmulo de gordura na região abdominal. Vamos lembrar que o álcool é produzido a partir do açúcar, por fermentação ou destilação e ganha 3 calorias nesse processo, ou seja, o álcool pode engordar mais do que o açúcar.

 

5)         Depois que modelo sul-africana Candice Swanepoel postou uma foto só de top nas redes sociais e mostrou o efeito “negativo” da sua barriga, que destacava os ossos dos quadris e costelas, o assunto virou polêmica. Afinal, para ter aquela barriga o índice de gordura corporal deve estar abaixo dos 16% que chega bem próximo da desnutrição de acordo com a OMS. Ter essa barriga negativa é para todos. Mito ou verdade? Por que? Quais os problemas que a busca incansável pela barriga negativa pode desencadear?

Mito

Para obter uma barriga negativa é necessário que o percentual de gordura corporal seja excessivamente baixo, menos que 17%, podendo acarretar danos ao organismo de quem leva o corpo a esse extremo com dietas hipocalóricas, desbalanceadas e, em certos casos, pode levar a quadros de desnutrição devido a ingestão restrita dos alimentos como omissão de refeições

.

O que ocorre nessa situação é que organismo entra em estresse podendo causar problemas de saúde como diminuição da resistência imunológica, alterações de ciclo hormonal, interrupção do ciclo menstrual, distúrbios alimentares, entre outras patologias como desvios posturais, dores na coluna e enfraquecimento abdominal.

O ideal é que seja seguido um plano alimentar correto, pratique atividade física regular e esteja saudável, assim, certamente estará com corpo em forma e bastante saudável.

 

Filippo Pedrinola é Doutor em endocrinologia pela faculdade de medicina da USP.

Membro da sociedade Brasileira de endocrinologia ( SBEM), da associação brasileira de obesidade ( ABESO) e da endocrine Society-EUA.

Certificado em medicina mente-corpo pela Harvard Medical School

Body, mind institute; Certificado pela stress managenment association ( ISMA); autor do livro “Um convite a saúde” publicado pela editora Abril em 2011 e diretor médico do SPA Cidade Jardim e do SPASISSIMO no Casa Grande Hotel, no Guaruja

contato: filippo@endocrinologista.com.br

telefone: 11- 30780124

 

_____________________________________________________

 

E aí, gostaram?!

Hoje é dia de jogo do Brasilll!!! Vamos todos torcer para nossa seleção!!!!

Beijoss

Sharevar hupso_services_c=new Array("twitter","facebook_like","facebook_send","google");var hupso_counters_lang = "pt_BR";var hupso_url_c="";var hupso_title_c="Mitos e verdades";http://static.hupso.com/share/js/counters.js
Print Friendly
  

[ad_2]
Fonte: Tips 4 Life | www.tips4life.com.br

Deixe seu Comentário