O Poder Antienvelhecimento dos Alimentos

[ad_1]

Bom dia!!!

Tudo bem?

O post de hoje é um texto super bacana escrito pela nutricionista Shalimar, sobre os alimentos que possuem poder antioxidante.

_____________________________________________________

 

Captura de Tela 2014-07-02 às 11.29.36

Todos já devem saber que uma alimentação variada e colorida ajuda na saúde. O que alguns não sabem é o enorme poder que alguns alimentos têm em prevenir o envelhecimento precoce, assim como diminuir o risco de doenças degenerativas. Há alguns anos, já se vem estudando sobre esses alimentos, o que sabemos é que, quanto mais colocá-los no seu cardápio diário, maior a chance de ter uma aparência saudável e a saúde em dia. É por isso tudo que a frase “você é o que você come”, é excelente para que saibamos o quão imprescindível é a nossa alimentação.

Os alimentos que podemos chamar antienvelhecimento são aqueles que tem poder antioxidante, isto é, eles combater os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e na produção de energia. Uma dieta saudável é capaz de garantir o equilíbrio entre as substâncias oxidantes e antioxidantes no organismo. Quando esse equilíbrio não ocorre, há um excesso de radicais livres ocorrendo estresse oxidativo, e isto leva ao inicio do envelhecimento precoce e ao surgimento de muitas doenças.

As principais vitaminas antioxidantes são A, C e E. Portanto, frutas e verduras em geral são alimentos ricos nestas substâncias. Entre elas está também o licopeno, encontrado no tomate, e os polifenóis, encontrados em chás, suco de uva, azeite de oliva e frutas oleaginosas (nozes, castanhas, avelã, amêndoas, pistache).

A vitamina E também previne a oxidação de colesterol LDL (o chamado “ruim”), está presente no abacate, avelã, nozes, óleo de peixe e sementes, com a de abóbora. A vitamina C nutre e protege as células dos oxidantes, podemos encontrá-la em frutas cítricas como laranja, acerola, caju, kiwi, abacaxi e morango. Já os carotenoides estão presentes na batata doce, abóbora, cenoura, beterraba, damasco, frutas vermelhas, mamão, manga. O betacaroteno e licopeno pertencem a este grupo. O grupo dos polifenóis, onde fazem parte o resveratrol e os flavonoides, podem ser encontrados na uva, suco de uva integral, vinho tinto, couve, chocolate (quanto mais amargo maior o poder antioxidante), canela, alguns chás (como o verde), cravo, azeite, espinafre, rúcula, brócolis, goiaba e gengibre.

Algumas frutas como o açaí e mirtilo, possuem um ótimo poder antioxidante. O Goji Berry, frutinha originária do Sul da Ásia, chegou com força no Brasil, principalmente, quanto à quantidade enorme de benefícios que ela possui: diversos minerais,como o zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e o fósforo. É rica também em antioxidantes, dos quais se destacam o beta-caroteno (maior concentração que a cenoura), zeaxantina, luteína (protetores dos olhos) e antocianidinas (anti-inflamatórios e cardio protetor). A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração em vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas (mais que na acerola)! Além das vitaminas B1, B2 e B6 e E. A melhor forma de utilizar é colocar uma colher de sopa por dia dessa frutinha seca no seu suco, iogurte, vitamina, fruta ou até mesmo salada.

Alguns tipos de peixes, por serem ricos em ómega 3, são ótimos agentes antienvelhecimento, são eles: salmão, sardinha, atum e truta. Não se esqueça de incluir na sua alimentação: vegetais verde-escuros, iogurte e cereais integrais. Beber água também é muito importante para o bom funcionamento do metabolismo e hidratação corporal, que reflete na beleza da pele e na saúde.

Agora que já sabe alguns alimentos antioxidantes, inclua-os no seu cardápio e ganhe bem-estar e saúde, lembrando que o excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial. Faça do seu alimento o seu remédio. Afinal de contas, prevenir é sempre melhor do que remediar. Para saber mais e ter uma dieta equilibrada de acordo com suas necessidades e objetivos, procure um nutricionista.

SHALIMAR DINIZ- CRN 09101097-

NUTRICIONISTA ESPORTIVA-

PERSONAL DIET

_____________________________________________________

 

Querida muito obrigada pela participação mais uma vez!

Espero que vocês gostem!

Beijos

Sharevar hupso_services_c=new Array("twitter","facebook_like","facebook_send","google");var hupso_counters_lang = "pt_BR";var hupso_url_c="";var hupso_title_c="O Poder Antienvelhecimento dos Alimentos";http://static.hupso.com/share/js/counters.js
Print Friendly
  

[ad_2]
Fonte: Tips 4 Life | www.tips4life.com.br

Deixe seu Comentário