Pão de Alecrim e Sal Rosa

Hummm só de escrever essa receita já fiquei com água na boca ao lembrar do nosso pão de alecrim e sal rosa que, claro, já acabou! Todo mundo comeu e AMOU! Fazer pão sempre foi uma grande dificuldade aqui no Cozinha Fit, não escondo de ninguém. Se voltarem nas receitas antigas, vão ver que eu sempre escrevia que ainda não tinha acertado no pãp. Mas de uns tempos pra cá “acertei a mão” e estou quase abrindo uma padaria! Brincadeira rsrsrs. A verdade é que também aprimorei minhas técnicas com um curso super bacana que fiz com a querida Paula Martins, autora do instagram @viversemtrigo.

Essa receita é fácil, mas requer um pouco de paciência, porque demora. Tem que esperar a massa crescer… mas o bom é que não é necessário nenhum utensílio especial e nem uma batedeira planetária :) é SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE, além disso, contém muitos nutrientes. É super saudável, pra comer com uma manteiga ghee ou com azeite, fica perfeito!

Ingredientes:
alecrim01– 1/2 xícara de biomassa de banana verde bem ralinha e morna(aprenda a fazer aqui ou compre um preparado aqui)
– 1 xícara de farinha sem glúten FSG (pode substituir por fécula de batata)
– 1/2 xícara de polvilho doce
– 1/4 de xícara de fécula de batata (se tiver substituído a FGG por fécula, use outra farinha sem glúten, como a farinha de arroz comum).
– 1 colher de copa de açúcar demerara
– 1 colher de chá de sal comum
– 4 ovos
– 1/4 de xícara de óleo (pode ser azeite ou óleo de coco também)
– 10g de fermento para pão (biológico seco)
– Alecrim fresco a gosto
– Sal rosa do himalaia (ou sal grosso moído – ou use um pilão)

 

Modo de preparo:

Em um bowl coloque os ingredientes secos na seginte ordem: a farinha sem glúten, o polvilho doce e a fécula de batata. Em seguida, coloque de um lado o fermento e de outro (sem encostar) o sal comum. Reserve.

alecrim02

Bata no liquidificador os ovos e o óleo. Reserve. Aqueça a biomassa de banana verde no fogo – deve estar ralinha (se precisar coloque água filtrada) e morna (não pode ser muito quente, senão mata o fermento). Despeje aos poucos a biomassa na mistura do liquificador e bata até ficar homogêneo.

Despeje a mistura líquida nos ingredientes secos e vá misturando com as mãos até obter uma massa com consistência pegajosa porém uniforme. Acrescente o alecrim fresco picado e misture.
alecrim03

Unte uma fôrma de bolo inglês com óleo e despeje a massa (não encha muito pois cresce – coloque até a metade) e coloque o sal rosa por cima. Cubra com plástico filme e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de tamanho. Retire o plástico e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.
alecrim05

alecrim04

 

Publicidade:

[ad_2]
Fonte: CozinhaFit | www.cozinhafit.com.br

Deixe seu Comentário