Raio-X: Comer Treinar e Amar

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Oie!

Eu seeei que o dia dos namorados foi semana passada, mas achei esse Instagram tããão legal que resolvi mostrar para vocês! A Paola e o Rafael são um casal fitness que resolveram dividir com todo mundo um pouco da rotina deles. Fora que o nome é muito bonitinho, né??

Fiquem com eles! <3

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1- Como começou a mudança de vocês? Já começaram juntos ou um foi “no embalo” do outro?

Quando nos conhecemos, os dois já praticavam atividade física, mas não com a frequência e seriedade que praticamos hoje. O Rafa tinha uma alimentação melhor do que a minha, era bem mais regrado, mas dava uma boa liberada no fim de semana. Eu fui entrando cada vez mais no embalo dele na alimentação saudável, e com o tempo fomos levando essa vida cada vez mais a sério, buscando auxílio de profissionais da área para nos acompanhar tanto em treinos como em dieta, e para ter acompanhamento na parte de exames de sangue e saúde.

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2- Qual foi a vantagem de fazer essa mudança de vida juntos?

São várias vantagens de começar a fazer a mudança de vida em casal. Nos entendemos muito bem em relação aos objetivos e necessidades para alcança-los, como exemplos: não pular um dia de treino (antigamente ficava brava com o Rafa por treinar 5 vezes na semana e não deixar de ir nem um dia pra fazermos alguma outra coisa juntos), escolha de restaurantes que sirvam para a dieta dos dois, incentivo a não comer algum alimento que temos vontade mas não está na dieta (principalmente doces!), comer o que o outro cozinha, e principalmente o apoio para manter o foco.

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3- Como é a rotina de vocês? Treinam juntos?

Por conta do trabalho que temos (produtores de vídeos), nossa rotina não é muito estável. Acontece com certa frequência de ter que passar o dia fora do escritório por conta de gravações. Normalmente treinamos por volta das 19 horas, mas quando não é possível, adequamos ao horário que temos livre. Eu moro em Barueri e o Rafa em São Paulo, então não treinamos juntos todos os dias, mas acontece de eu treinar na academia dele e ele na minha. Quando conseguimos, o incentivo é ainda maior. Damos força um para o outro no treino, nos incentivando a treinar com maior intensidade.

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4- Vi que vocês também fazem receitinhas, qual é a preferida de vocês? 

Essa é a pergunta mais difícil de todas, rs! Nós amamos comida! Tanto gostamos de comer e cozinhar que abrimos um canal no YouTube com receitas saudáveis. Muitas pegamos no Instagram e internet, e outras inventamos ou adaptamos. O difícil é fazer todas essas delícias e se contentar apenas experimentando para ver se ficou bom. Algumas receitas entram na nossa dieta, basta adaptar as quantidades, mas a maioria está fora. Mesmo sendo saudáveis, nossa dieta atual tem restrições a alguns ingredientes que contém lactose, glúten e açúcar, inclusive frutose (comemos frutas, porém não todos os dias, e em horários específicos). É muito difícil escolher uma receita predileta, mas vamos citar algumas.

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Paola: Frappucino de Whey, o bolinho de carne com batata doce, panqueca de batata doce com pasta de amendoim e açúcar de coco, cookies de pasta de amendoim, também amo o pão de queijo fit, ja to falando quase todas rsrs, vou parar por aqui, se não vou dar a lista completa de receitas rs!

Rafa: Gosto bastante da panqueca de batata doce, podemos inventar bastante com ela, adicionando frutas, caldas, Whey, etc. Também gosto muito do chocolate de banana, que é basicamente banana com cacau em pó, acrescentamos açúcar de coco, óleo de coco e deixamos congelar, fica uma delicia.

PS: Geeeente! Aqui tem o LINK do canal deles, lá vocês encontram todas essas receitinhas e outras!

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5- Rafa, como é a sua rotina de treino? Faz apenas musculação ou também pratica outras modalidades?

Normalmente treino musculação 5 vezes por semana. Mas acabei de iniciar um novo treino que a divisão faz com que eu tenha que ir a academia também aos sábados. Complemento a musculação com aeróbico leve, de 3 a 4 vezes por semana após a musculação. Inicio a semana com peito e ombro, na terça faço braço com ênfase em bíceps, quarta é o famoso leg day, quinta costumo treinar costas e trapézio, sexta faço braço novamente mas dessa vez com ênfase em tríceps, e para fechar a semana de treinamento sábado é dia de pernas novamente, focando a parte posterior. Faço abdominais apenas duas vezes por semana, e separo três dias para panturrilhas. Prefiro exercícios com 3 ou 4 séries e 10 a 12 repetições, incluindo algumas bisseries.

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6- Paola, e você? Vi que faz bastante Crossfit. O que você mais gosta desse tipo de modalidade?

Eu sempre gostei de esportes no geral, mas dando prioridade para a musculação. Quando tinha um tempinho a mais, corria pra alguma outra atividade, como corrida, dança, muaythai, treinamento funcional, aula de step, cada dia uma coisa diferente, eu gosto de tudo, rs! Então um professor me levou pra conhecer o Crossfit, e eu ameiiiii. É um esporte ainda novo no Brasil e é demais! Me encanta os desafios que ele propõe, as superações de cada treino, de fazer coisas que achava que nunca seria capaz, e o envolvimento com todos que estão treinando com você, um da força pro outro, tem muito treino que é em equipe, duplas, e isso cria um ambiente muito gostoso e agradável. Diferente da musculação que é cada um na sua. No Crossfit os laços de amizade são bem mais fortes, e os treinos muito mais desafiadores, acho que por esses motivos que me apaixonei por esse esporte!

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7- E quando bate a TPM, sofre por falta de doce ou nesses momentos você se permite? Rafa, ela muda muito quando fica sem doce? rs

Quando bate aquela vontade de doce e não é o dia de sair da dieta, eu como algum doce fake que preparo em casa mesmo, geralmente alguma receita usando whey, pasta de amendoim, cacau em pó, açúcar de coco, coco ralado ou gelatina diet. Nem sempre esses alimentos estão dentro da dieta, mas são opções melhores, e que enganam muito bem a vontade de um docinho!

Rafa: Quando começamos a levar a dieta mais a sério e a realmente cortar o doce eu sentia mais irritação dela sim! Depois de um tempo passamos a nos acostumar mais com a falta dos doces, maaas em época de TPM… Bom, é melhor eu não falar muito, rs. Não sei se o problema é a falta de doce, ou os sintomas da maldita TPM mesmo. Mas que um bom chocolate acalma a mulherada nessa fase, ô se acalma!

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8- Desde que vocês começaram a se dedicar, qual foi a maior diferença que vocês sentiram no corpo?

Paola: As diferenças pra mim começaram a aparecer de fato quando mudei a alimentação, tanto na parte física, estética, quando na saúde. Eu sempre tive o estômago muito sensível, tinha muitas dores de cabeça, azias, mal estar, e com a mudança na alimentação tudo isso melhorou muito. Hoje tenho uma qualidade de vida bem melhor. Na parte estética nem preciso falar, as fotos dizem por si só, perdi muita gordura (nem achava que tinha tanta, rs) e ganhei massa magra. Meu peso na balança continua quase o mesmo, mas mudei a qualidade da minha composição corporal. Minha pele mudou e a simetria do meu corpo todo está bem melhor!

Rafa: A maior diferença que senti foi no aumento da massa magra. Passei a ter a musculatura mais forte e aparente, me deixando com uma estrutura corporal maior. Tenho maior controle do corpo na realização de qualquer atividade, facilitando até mesmo as atividades do dia a dia, como carregar compras e mover objetos mais pesados. Passei também a ter um sono de melhor qualidade, ficar doente com menor frequência e a manter a postura correta.

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9- Como fazem quando vão viajar?

Quando vamos viajar brincamos que uma das malas é só de comida e outra de roupas. Normalmente levamos os suplementos (whey, bcaa, glutamina, vitamina c), balança e de emergência ovos, batata doce e latas de atum, por ser de fácil preparo. Mas assim que chegamos, buscamos um mercado e uma cozinha que podemos usar, no caso de ficar em hotel ou pousada. Para a viagem levamos algumas refeições preparadas para consumo e doses de whey de reserva. O importante é se programar para não ficar sem comer e acabar recorrendo ao que é vendido na rua e muitas vezes está fora da dieta. O atum é pratico e não precisa de nada, é só abrir (lavar, rs, lavamos pra tirar um pouco do sal) e comer, aveia também é bem pratico, pode misturar no atum, assim como as bolachinhas de arroz integral. E no caso do Rafa, ele sempre tem claras pasteurizadas, que toma crua mesmo (ecatttt, eu não faço isso!!rsrs)

Rafa: Já cheguei a dividir a cozinha com funcionárias de uma pousada em uma temporada de 15 dias que fiquei em Trancoso a trabalho. No mínimo me achavam louco, comendo quase a mesma coisa todos os dias. Sempre procuramos uma academia, perto de onde vamos ficar hospedados, mas nem sempre tem, então, nós fazemos um treino mais funcional, usando o peso do próprio corpo, ou usando o peso do corpo um do outro, e temos bola e elástico também, que sempre carregamos conosco nessas ocasiões!

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10- O que não pode faltar na marmita e/ou lanchinhos?

Não pode faltar a refeição do horário! Ovos, batata doce, arroz integral, frango, carne magra moída, legumes. Por isso é importante se programar, de preferência no dia anterior, e sair com as marmitas na bolsa térmica. Mas muitas vezes não é possível sair com todas as refeições, por falta de tempo ou até mesmo imprevistos. Quando isso acontece, costumamos sair com doses de proteína (Paleo Protein MHP, por ser de origem do ovo e da carne, dando mais saciedade que uma Whey Isolada), bolachinhas Camil de arroz integral, por ser uma fácil opção de carboidratos complexos (mais difíceis de serem encontrados em restaurantes), castanhas sem sal e barrinhas de proteína com baixos índices de carboidratos, como a Quest Bar e Doctor’s Carbrite.

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11- Qual é a dica de ouro que vocês dariam para quem quer começar a ter uma vida mais saudável?

A primeira coisa que podemos dizer é: evitem ao máximo produtos industrializados, comam comida de verdade e passem mais tempo na cozinha, vale a pena saber exatamente o que você está comendo. Faça o seu leite de amêndoas, sua barrinha de cereais, seu docinho. Essas refeições e snacks estarão livres de tantos aditivos e açucares do mal que a indústria utiliza. Tem muita coisa que é vendida como saudável, mas que de saudável não tem nada, infelizmente. Coma de 3 em 3 horas (opções saudáveis), assim você mantém seu metabolismo sempre ativo e seu organismo sempre nutrido. Faça alguma atividade física que te dê prazer, a musculação esta na moda, mas quem disse que precisa ser a musculação? O importante é estar em movimento, busque o que você gosta e não fique parado. E o mais importante, sorria muito e ame mais! É desses 3 pilares que tiramos o nome do nosso IG: Comer, Treinar e Amar, e que acreditamos que nos traga uma vida mais saudável.

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12- Para finalizar, o que vocês mais gostam nesse estilos e vida?

Gostamos da superação, da disciplina, das conquistas e de aprender a controlar o corpo e sua mente (em relação a comida), da sensação de ter um corpo saudável, de se sentir disposto para enfrentar o dia, ser mais forte e mais resistente, ficar doente com menos frequência, saber que vamos envelhecer com muito mais saúde e qualidade de vida, com menos.

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Gostaram?? Eles são uns fofos, né?? Para quem quiser encontrá-los nas redes sociais, é só clicar AQUI para o canal do Youtube. O Insta deles é @comertreinareamar e o tem também o blog.

Beijos!

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Fonte: Tips 4 Life | www.tips4life.com.br

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